- Ver Saude

Verme Solitária: sintomas e tratamento

Você quando era criança já deve ter ouvido sua mãe falar em verme solitária, porque as crianças estão mais suscetíveis a doença a colocar sujeira na boca pois é um parasita se aloja no intestino humano causando diversos sintomas, por isso devemos cuidar bastante com a higiene para combater o verme solitária.

A tênia solitária esta presente em todo mundo afetando aproximadamente afetando aproximadamente 50 milhões de pessoas pelo mundo afora, tando mais presença em países subdesenvolvidos.

carne mau cozida - Verme Solitária: sintomas e tratamento

Existem 32 espécie de verme solitária no mundo todo mais nem todas causam doenças no homem, somente 2 são prejudiciais aos seres humanos a taenia saginata e Taenia solium.

O que é o verme solitária sabe?

O verme solitária é um parasita que se aloja no intestino delgado das pessoas causando a doença teníase e o verme vai crescendo dentro do corpo da pessoa podendo chegar a medir 2 a 10 metros de comprimento na forma adulta.

O verme pode causar muito desconforto dentro do corpo da pessoa pelo seu tamanho e fazer complicações dentro do corpo, por tanto é uma doença de fácil diagnostico.

suinos solitaria - Verme Solitária: sintomas e tratamento

A tênia solitária se aloja dentro do corpo humano através da consome carne de porco ou vaca mal cozida e a partir dai ela se aloja na parede do intestino e se alimenta das substâncias nutritivas dos alimentos que o hospedeiro consome, o verme solitária pode viver em até 25 anos.

Sintomas do verme solitária

Os primeiros sintomas da doenças demoram um pouco aparecer demora desde alguns meses até anos para a doença começar a se manifestar no corpo humano, na maioria dos casos as pessoas só descobrem quando o verme da solitária já esta grande.

sintomas verme solitaria 600x363 - Verme Solitária: sintomas e tratamento

Sintomas do verme são: falta de apetite, dor abdominal, enjoo, diarreia, náuseas, perda de peso, dores de cabeça, insônia, dificuldade de respirar, flatulência, fadiga, irritação e insônia.

O parasita afeta as pessoas de tal modo que pode interferir no crescimento de uma criança, pois é um verme enorme consumindo energia de uma criança pequena e também pode afetar no rendimento de uma pessoa adulta fazendo a se sentir cansada e sem forças.

Complicações da doença

O verme solitária pode causar terríveis doenças ao ser humano, pois é um parasita que deposita ovos que podem se deslocar para outros órgãos do corpo como olhos, músculos e até mesmo o cérebro e outros.

A solitária pode criar cistos no corpo humano podendo causar problemas de visão, convulsões, arritmias, dificuldades para caminhar e outras dificuldades ao ser humano.

Tratamento da teníase

Primeiro passo para o tratamento da doença é procurar um medico que poderá prescrever a medicação correta, jamais tome um remédio sem prescrição medica, depois que o medico descobrir a doença da teníase no corpo do paciente, poderá fazer o tratamento correto do verme da solitária com remédios como omo Mebendazol, Albendazol, Niclosamida e Praziquantel ajudam a expulsar o verme definitivamente do corpo.

tratamento verme da solitaria 600x397 - Verme Solitária: sintomas e tratamento

Em alguns casos o verme pode atingir o pâncreas e o apêndice, quando a doença chega nesse nível o remédio não é tão eficaz, somente o uso de cirurgia para curar o paciente.

Dicas de prevenção da doença

  • Evitar o consumo de carnes cruas;
  • Cozinhar bem a carne antes do consumo;
  • Beber somente água tratada potável;
  • Lavar bem alimentos antes de comer;
  • Lavar bem as mãos antes das refeições.
  • Considerações finais sobre a teníase

    A teníase é uma doença perigosa se não tratada no começo pode causar sérios danos a saúde humana, ela não causa dados ao porco ou bovino, se descoberta no começo é de fácil cura pela eliminação do verme parasita por via anal.

    Com ingestão de remédios capazes de expulsar o verme para fora do corpo humano, se sentir alguns sintomas procure um medico para avaliar melhor o seu caso.

    Verme Solitária: sintomas e tratamento
    5 (100%) 1 vote

    Você pode gostar...

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *