- Ver Saude

Infecção urinária: causas, sintomas e tratamento

Saiba se você esta com infecção urinária, é possível perceber alguns indícios de infecção urinaria como sentir dores ao urinar ou algum incomodo, pois isso não é algo normal e pode ser um forte indicador, outros indícios são cor amarelada da urina e também um forte odor do seu xixi, tendo um cheiro fora do normal, se você tem uma dessas 3 características como dor na bexiga ao urinar, cheiro forte do seu xixi ou cor da urina amarelada na maioria das vezes que faz xixi, você pode ter alguma infecção urina.

Infecção urinária 02 600x376 - Infecção urinária: causas, sintomas e tratamento

Ao longo do posts vamos sobre causas, os principais fatores causadores de infecção urinaria e como tratar a doença e também tirar algumas duvidas sobre o assunto.

Outros posts interessantes
A Diabetes tipo 2 tem cura?
Cloreto de Magnésio

O que é infecção urinária?

A infecção urinaria tem varias causas que falaremos sobre ela num tópico mais abaixo, também conhecida como Trato Urinário (ITU), podendo atingir outros órgãos que compões o sistema urinário, podendo atingir outras regiões como atingir regiões como os rins, uretra, ureteres e bexiga, se não tratada pode causar sérios problemas a saúde.

A infecção urinaria se manifesta principalmente em mulheres, esse numero chega atingir 80% de mulheres no mundo tem essa doença em alguma fase da vida, estudos apontam como principal motivo das mulheres serem as principais atingidas pela doença, pela anatomia do sistema urinário das mulheres. pois as mulheres possuem a uretra mais curta ficando mais próxima da vagina e do ânus, ficando mais fácil ao alcance das bactérias causadoras de infecções urinarias.

Riscos de Infecção urinária na gravidez

Na maioria das vezes a infecção urinaria ocorre no inicio da gravidez, o que deve se tomar muito cuidado, procurando sempre fazer exames para diagnosticar qualquer problema no inicio, a Infecção urinária na gravidez é combatida com com antibióticos e também a paciente pode ser internada para que o medico possa fazer o acompanhamento.

Infecção urinária gravidas 566x400 - Infecção urinária: causas, sintomas e tratamento

A doença pode desencadear alguns problemas na gravidez como ruptura prematura da bolsa, parto prematuro, baixo peso do bebê, infecção neonatal, entre outros.

Como tratar a infecção urinária?

Em caso de suspeita de infecção urinaria, não importa se você for homem ou mulher a doença ataca ambos os sexos, você deve procurar um medico na sua cidade par afazer o diagnostico, se assim mesmo a doença persistir você deverá ser assistida por um especialista na doença, um medico médico nefrologista que fará o diagnóstico do seu tipo de infecção urinaria e fará o tratamento correto.

Quais os tipos de infecção urinária?

Os tipos de infecção podem variar de acordo com o local atingido do sistema urinário, existem alguns tipos para entender melhor vamos explicar cada um deles.

Infecção urinária 03 600x307 - Infecção urinária: causas, sintomas e tratamento

Cistite: Este tipo de infecção é conhecido por causar infecção na bexiga e também conhecida por trato urinário, este tipo de infecção ocorre quando a bactéria Escherichia coli, pertencente ao gastro intestinal alcança a bexiga, lembrando que ela pode ser transmitida no ato sexual, por isso é importante o uso de preservativo como prevenção.

sintomas

  • Aumento na vontade de urinar, com a secreção acontecendo em poucas quantidades;
  • Queimação ao urinar;
  • Sangue na urina;
  • Urina turva com cheiro intenso e desagradável;
  • Dores abdominais ou sensações de peso no fundo da barriga;
  • Febre de 37,5 a 38ºC.
  • Uretrite: Este tipo de infecção é conhecida por causar inflamação na uretra, conhecido como canal onde passa o xixi, ela causa incômodos na hora de urinar é normal sentir dores, tendo causas mais comuns outras doenças sexualmente transmissíveis como DST’S, como gonorreia, camídia ou herpes.

    Infecção urinária 01 578x400 - Infecção urinária: causas, sintomas e tratamento

    sintomas:

  • Muita vontade de urinar, mas com dificuldade para começar;
  • Dor ou ardor para urinar;
  • Corrimento amarelado na uretra.

    Pielonefrite: A pielonefrite é a infecção urinaria renal, isso mesmo quando as bactérias da bexiga alcançam os rins podendo causar infecções aguda ou crônica, uma das causas pode ser mal tratamentos de outras infecções que não se curam totalmente.

    Sintomas:

  • Sensação de dor ou queimação ao urinar;
  • Febre que ultrapassa os 38,5º C;
  • Dores fortes na barriga, costas ou virilhas;
  • Urina turva;
  • Presença de pus ou sangue na urina;
  • Vontade frequente de urinar.

    Ureteres: Este tipo de infecção é um pouco diferente da infecção uretrite, a diferença entre as duas é que a infecção ureteres ocorre normalmente no canal entre os rins e a bexiga.

    Sintomas:

    Muita vontade de urinar, mas com dificuldade para começar;
    Dor ou ardor para urinar;
    Corrimento amarelado na uretra.

    Tratamentos caseiros para a infecção urinária

    Existem alguns tratamentos caseiros para infecção urinária, um tratamento que pode ajudar é chá de jurubeba, pois esse composto contem propriedade diuréticas capazes de bactérias e toxinas sendo muito benéfico para tratamento de infecção urinaria, mais o correto é procurar ajuda medica para o tratamento mais eficiente.

    Lembrando que mulher gravida é proibido tomar muitos tipos de chás mesmo caseiros, por tanto se você estiver gravida procure o medico para fazer o tratamento.

    Uma dica de prevenção da infecção urinária é usar preservativo no ato sexual, pois alguns tipos são transmissíveis, mais se você odeia o uso de preservativo também pode fazer xixi depois do ato sexual, pois ao urinar lava o canal da bexiga podendo eliminar as bactérias causadoras da doença.

    Infecção urinária: causas, sintomas e tratamento
    5 (100%) 1 vote
  • Você pode gostar...

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *