- Ver Saude

Doença do Pombo: sintomas, tratamento e prevenção

Saiba tudo sobre a doença do pombo, é muito comum ver pombos em praças, pois são animais muito doceis que chegam perto das pessoas para ganhar comida, assim se acostumam a viver nesses locais com grande aglomeração de gente e comida em abundancia, pois as pessoas fazem um lance no banco da praça e acabam caindo migalhas no chão para os pombos se alimentarem.

veja tambem
Doenças causadas pelo tempo seco
Contractubex para que serve?

Mais estes animais trazem sujeira ao lugar onde eles vivem, acumulando fungos nocivos aos humanos e outros tipos de seres microscópicos que se acumulam em fezes e sujeiras transmitindo a doença do pombo as pessoas que só percebem quando contraem a doença que algumas vezes pode ser fatal.

Doença do Pombo 600x351 - Doença do Pombo: sintomas, tratamento e prevenção

O que é a doença do pombo e como ela é transmitida

A doença do pombo também conhecida cientificamente por criptococose ou por alguns outros nomes como Torulose, Blastomicose Europeia ou Doença de BusseBuschke.

É uma doença provocada por um fungo chamado cryptococcus neoformans que esta presente nas fezes dos pombos que adoram lugares altos como telhados de casa igrejas mais também são muitos comuns em pracinhas onde podem conseguir comida fácil, a contaminação da doença do pombo se da através de sus fezes contaminadas pelo fungo chamado cryptococcus neoformans normalmente através da aspiração pelo nariz, pois ao voar espalham pequenas partículas de fezes que podem ser inaladas com o ar,d eixando o fundo penetrar no corpo através do nariz.

Doença do Pombo transmissão 600x353 - Doença do Pombo: sintomas, tratamento e prevenção

A doença do pombo pode causar infecções no sistema respiratório como pneumonia, ela pode chegar a outras areas como parte cerebral e causar meningite e meningoencefalite ou no sistema nervoso causando neurocriptococose.

Se não tratada pode levar a morte ou outras doenças irreversíveis, por tanto aos sintomas deve se procurar um medico para o tratamento

Sintomas da doença do pombo

É muito importante saber os sintomas da doença criptococose para procurar um medico e pedir os exames de dignostico, pois se não tratada pode causar diversas doenças graves e até mesmo ser letal ao ser humano

  • Sensibilidade à luz;
  • Meningite;
  • Dispneia;
  • Espirros;
  • Confusão mental;
  • Rigidez na nuca;
  • Perda da fala e de coordenação motora;
  • Lesões na pele;
  • Alterações na visão, ossos, pulmões ou próstata;
  • Vômito;
  • Náusea;
  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Suor excessivo durante a noite;
  • Fraqueza;
  • Dor no peito;
  • Como se prevenir da doença do pombo

    Modo de prevenção é a limpeza, se eles povoam a sua casa você pode lavar com água e cloro o local onde eles sujam, eles gostam muito de fazer ninhos nos telhados de casa e fazer muito barulho, você pode vedar o telhado e evitar que se abriguem.

    Sempre que for obrigado a entrar com contato ou limpar fezes de pombos espalhadas pelo chão use luvas e lave com cloro, nunca limpe as fezes deles seca pois ao raspar pode soltar um pó e você pode inalar o fungo presente nelas.

    você sabia que tem repelentes próprios de pombos? tem e você pode passar no local onde eles habitam como telhado da sua casa ou áreas privativas, pois é bom evitar o contato direto com esses animais.

    A doença do pombo não é transmitida de pessoa para outra pessoas ela somente é transmitida do pombo para o ser humano, por tanto não há razão nenhum para evitar o contato com uma pessoa contaminada com a doença do pombo.

    Como fazer o diagnóstico e tratamento da doença do pombo

    Saiba que somente um laboratório clinico poderá fazer o exame correto e identificar a contaminação da doença do pombo através de diversos tipos de exames clínicos para identificar o fungo causador da doença.

    O tratamento é feito através de remédios anti-fúngicos, mais somente o medico poderá receitar esse medicamento a você, entre os medicamentos combatentes a doença do pombo estão o Anfotericina B, Fluconazol ou Itraconazol.

    O tratamento dura em media de 4 a 6 semanas, a doença do pombo esta presente em todo o mundo e não ha meios de fazer a prevenção, o melhor modo é evitar o contato com o pombo.

    Doença do Pombo: sintomas, tratamento e prevenção
    5 (100%) 1 vote

    Você pode gostar...

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *