- Ver Saude

Doença do beijo: sintomas, tratamento e Diagnóstico

Vamos conhecer um pouco sobre a doença do beijo, uma doença de alta transmissão principalmente em festas como o carnaval e outras pelo brasil afora, quem já pegou sabe da gravidade e dos sintomas que ela apresenta, a doença do beijo por ser de fácil contaminação atinge milhares de brasileiros todos os anos que ainda nem ouviram falar da doença.

Vamos conhecer um pouco sobre sintomas e o tratamento doença do beijo e outras curiosidades sobre essa doença misteriosa, que pouca gente conhece mais mesmo assim possui um grande numero de pessoas que já contraíram.

Problemas de Má Circulação Principais sintomas
Descubra quais são os benefícios da clara de ovo

O que é a Doença do beijo?

Conhecida popularmente como doença do beijo mais o nome correto é mononucleose infecciosa, nem sempre a pessoa que contrai a doença conhece, só com o diagnóstico correto é possível determinar.

mononucleose Doença do beijo 600x338 - Doença do beijo: sintomas, tratamento e Diagnóstico

A doença é causada por um vírus da família herpes, chamado Epstein-Barr (EBV) causando algumas infecções ao organismos, como próprio nome já diz a forma de contagio é beijar outra pessoa contaminada.

Sintomas doença do beijo

As pessoas fazem perguntas para saber se contraiu a doença, nesse tópico vamos falar de alguns sintomas da doença do beijo que pode confundir com outras doenças.

O tempo de incubação em que o vírus é de 4 a 6 semanas causando diversos sintomas graves em que a pessoa se sente com dor e muito cansada.

doença do beijo 600x381 - Doença do beijo: sintomas, tratamento e Diagnóstico

Os principais sintoma são febre alta, muita fadiga, cansaço e dor em todo o corpo e juntas, dor de garganta, inchaço e o surgimento de ínguas na região do pescoço.

  • Baço inchado e dolorido;
  • Erupção cutânea;
  • Enxaquecas e dores de cabeça;
  • Garganta inflamada mesmo com o uso de antibióticos;
  • Mal-estar em todo o corpo;
  • Gânglios inchados nas axilas;
  • Inchaço das amídalas;
  • Alguns desses sintomas desaparecem rapidamente outros demoram alguns meses não sentir mais o efeito causado pelo vírus.

    mononuclose infecciosa 600x378 - Doença do beijo: sintomas, tratamento e Diagnóstico

    Os sintomas que aparecem mais rapidamente com cerca de 2 semanas de contagio são garganta, garganta inflamada e febre costumam desaparecer no prazo de duas semanas, só que desaparecem no mesmo prazo de 2 semanas com o vírus incubado no corpo.

    Mais existem outros sintomas que ficam presentes no corpo num período em até 6 meses, esses sintomas doença do beijo são mal-estar no corpo, o cansaço extremo e o inchaço do baço e dos gânglios linfáticos.

    Formas de contagio doença do beijo

    Como próprio nome da doença já diz, a principal forma de contagio da mononucleose infecciosa é pelo beijo em contato com a saliva da pessoa contaminada principalmente no período mais critico da doença.

    Principalmente em grandes festas como carnaval ou na alta temporada de verão, numa época que as pessoas querem curtir a vida não importando quem beija.

    Mais essa não é a unica forma de contagio da doença do beijo existem outros meios de contaminação como também pelo espirro, tosse e saliva compartilhada através de copos, pratos, talheres e xícaras.

    Ela também pode ser contraída pelo sêmen ou sangue do contaminado, para você saber como se prevenir de se contaminar com a doença.

    O medico indicado para fazer o diagnóstico é o infectologista que cuida de doenças causadas por vírus.

    Tratamento doença do beijo

    Não existe cura para doença do beijo, simplesmente os sintomas amenizam ou desaparecem com o tempo mais o vírus permanece no corpo.

    Antes de fazer o tratamento é importante fazer o diagnóstico correto que é possível através de um exame de sangue, depois que for constatado alguns sintomas que sitamos acima.

    doença do beijo contagio 600x363 - Doença do beijo: sintomas, tratamento e Diagnóstico

    Para amenizar os efeitos e dores causados pela doença o tratamento são remédios para febre alta, dor de garganta e inchaço das amídalas entre outros sintomas.

    Muito indicado fazer repouso e tomar alguns remédios para amenizar as dores que podem ser muito intensas.

    A melhor forma de prevenção é não ter relacionamentos com pessoas que você não conheça ou que aparentam estar doentes tipo uma gripe.

    Se você suspeitar que esta com a doença do beijo procure um medico para fazer o diagnóstico correto para tomar os remédios corretos para o tratamento mais rápido.

    Doença do beijo: sintomas, tratamento e Diagnóstico
    5 (100%) 1 vote

    Você pode gostar...

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *